Ferramenta tecnológica que visa a elaboração e desenvolvimento de um Plano de Ação para institucionalizar a política de equidade racial a partir da aplicação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 no sistema municipal de ensino básico. Foi desenvolvida pelo CEERT no projeto “Melhoria da Educação-Itaú Social”, e experimentada no Município de Itapevi/SP, de 2018 a 2020 para dar suporte aos dirigentes, equipes técnicas das secretarias municipais e de gestão pedagógica das escolas.
Visa a elaboração e desenvolvimento de um Plano de Ação para efetivamente institucionalizar a política de equidade racial com a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 no sistema municipal de ensino básico; e realizar formação docente para uma educação antirracista e intercultural. Projeto de Expansão iniciado em 2022 para 50 Municípios de uma amostra de 158 prioritários. Nessa etapa aprofunda-se a competência do CEERT no uso de tecnologia social na educação, mediante realização de programa de formação de formadoras/es. Além disso, visa também a apropriação e uso autônomo da Tecnologia de Gestão – TE para que as Secretarias de Educação realizem com autonomia a capacitação das/os profissionais das redes, na seleção e produção de conteúdos, metodologias, recursos e materiais afirmativos, apropriados à ação pedagógica antirracista intercultural para construção da equidade racial na educação básica.