-

-

Parceiros

O Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) produz conhecimento, desenvolve e executa projetos voltados para a promoção da igualdade de raça e de gênero. A organização procura garantir os direitos da população negra, apoiando a luta pelo fim das desigualdades étnico-raciais e o preconceito existente. Na área da Educação, o foco é cuidar e educar crianças para que valorizem as diversidades étnicos-raciais, o desenvolvimento de pesquisas direcionadas ao fortalecimento das práticas educacionais, assim como a criação de materiais de apoio para gestores/as, professores/as, profissionais da educação e a sociedade como um todo.

O Itaú Social desenvolve, implementa e compartilha tecnologias sociais para contribuir com a melhoria da educação pública brasileira. Sua atuação está pautada no desenvolvimento de projetos sociais, no fomento a organizações da sociedade civil e na realização de pesquisas e avaliações. Juntamente com uma rede de parceiros, fornecedores e colaboradores trabalha para que Municípios, Estados e União se unam para entregar aquilo que é direito de todos: acesso à educação de qualidade, sem restrição de tempo, espaço, raça, cor ou gênero.

Criado em 1982, o Instituto Unibanco atua para a melhoria da educação pública no Brasil por meio da gestão educacional para o avanço contínuo. O Instituto apoia e desenvolve soluções de gestão para aumentar a eficiência do ensino nas escolas públicas. Além de resultados sustentáveis de aprendizagem, trabalha pela equidade no ensino, tanto entre as escolas, como no interior de cada uma delas, com base em quatro valores fundamentais: conectar ideias, acelerar transformações, valorizar a diversidade e ser fundamentado em evidências. O Instituto Unibanco apoia ações e projetos em quatro frentes: - conceber, desenvolver, implementar e avaliar soluções para a gestão educacional; - produzir e difundir conhecimento sobre essas soluções, com base em evidências empíricas e na investigação científica; - apoiar iniciativas para vencer os desafios do Ensino Médio; - ocupar posições estratégicas e intensificar articulação junto aos principais atores e tomadores de decisão de políticas públicas na área da educação. O Instituto Unibanco é mantido por um fundo patrimonial (endowment), que lhe garante o alinhamento estratégico e a oferta gratuita de serviços e produtos para secretarias de educação, escolas, profissionais de educação e estudantes que participam de seus projetos.

A Porticus é uma instituição que atua nos campos de educação, direitos humanos e justiça socioambiental, e está presente em cerca de 90 países. O escritório da Porticus na América Latina contribui para esta agenda global a partir de programas que promovem o desenvolvimento sustentável, fortalecem a governança democrática e combatem a discriminação estrutural contra grupos vulneráveis. Para isso apoia organizações da sociedade civil em seus territórios prioritários, Brasil, Colômbia, Peru e México.

Identificamos e enfrentamos os desafios locais nos campos da educação, direitos humanos e justiça socioambiental, por meio de programas que promovam o desenvolvimento sustentável, fortaleçam a governança democrática e combatam a discriminação estrutural contra grupos vulneráveis, para que estes tenham acesso a recursos e seus direitos sejam protegidos e respeitados. 

A ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – é uma entidade sem fins lucrativos que congrega programas de pós-graduação stricto sensu em educação, professores e estudantes vinculados a estes programas e demais pesquisadores da área. Ela tem por finalidade o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura, dentro dos princípios da participação democrática, da liberdade e da justiça social. Dentre seus objetivos destacam-se: fortalecer e promover o desenvolvimento do ensino de pós-graduação e da pesquisa em educação, procurando contribuir para sua consolidação e aperfeiçoamento, além do estímulo a experiências novas na área; incentivar a pesquisa educacional e os temas a ela relacionados; promover a participação das comunidades acadêmica e científica na formulação e desenvolvimento da política educacional do País, especialmente no tocante à pós-graduação.

Fundada em agosto do ano 2000, a ABPN é uma organização sem fins lucrativos e apartidária, que se destina à defesa da pesquisa acadêmico-científica e/ou espaços afins realizada prioritariamente por pesquisadores/as negros/as, sobre temas de interesse direto das populações negras no Brasil e de todos os demais temas pertinentes à construção e à ampliação do conhecimento humano e, igualmente, ao desenvolvimento sociopolítico e cultural da sociedade. No Brasil, somos um dos órgãos fundamentais da rede de instituições que atuam no combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação racial, com vistas à formulação, à implementação, ao monitoramento e à avaliação das políticas públicas para uma sociedade justa e equânime. Desse modo, entre as finalidades da ABPN, estão o fortalecimento profissional de pesquisadores/as; a consolidação de campos temáticos de pesquisas; a institucionalização de grupos de pesquisas e instâncias correlatas, face às exigências contemporâneas da diversidade e da multiplicidade da produção de conhecimentos no campo acadêmico, em particular, com a incorporação de estudos sobre relações raciais e sobre as populações historicamente discriminadas, com o intuito de refletir a riqueza de temáticas e de pesquisas no âmbito das Ciências Sociais e Humanas, das Ciências Sociais Aplicadas e das Ciências da Natureza, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem e das artes e Ciências outras. ABPN tem por missão, congregar e fortalecer pesquisadores/as negro/as e outro/as que trabalham com a perspectiva de superação do racismo, e com temas de interesse direto das populações negras no Brasil, na África e na Diáspora, defendendo e zelando pela manutenção da pesquisa com financiamento público e dos institutos de pesquisa em geral, propondo medidas para o fortalecimento institucional da temática das relações raciais. Atualmente reunimos cerca de 1500 pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento (Arquitetura e Urbanismo, Educação, Ciências Exatas e Tecnológicas, Saúde, etc...).

O Grupo de Estudos Afropedagógicos Sankofa (GEAPS) foi criado, virtualmente, no mês de abril de 2021, no contexto da pandemia Covid-19. Caracteriza-se por ser um coletivo autônomo de pesquisadores, acadêmicos, estudiosos e profissionais da educação de todas as modalidades e níveis, com o propósito de promover estudo sistemático sobre a Educação para as Relações Étnico-Raciais, ampliando conhecimentos por meio de formações, diálogos e compartilhamentos de produções nesta área. O GEAPS é, portanto, um grupo de estudos livre, que se propõe a pensar em práticas antirracistas na educação e a interação de pessoas com formações em diversas áreas do conhecimento: integrantes dos movimentos sociais negros, graduandos, professores da educação básica e do ensino superior, pesquisadores, mestres, doutores e pós-doutores que mobilizam os saberes para a promoção da educação antirracista.