-
-
Dispositivo que observa, monitora e sistematiza informações para o controle social do cumprimento da Lei 10639/2003-11645/2008 nos sistemas de ensino brasileiros. Articula redes de mobilização e ação coletiva antirracista no campo da educação básica. Organiza e dissemina ferramentas e subsídios de intervenção junto aos movimentos que visam incidir nos poderes da União, Estados e Municípios, em defesa da construção da equidade racial nas escolas.
Nessa missão o ANANSI propõe como temas imediatos:
- a urgência de visibilizar os cenários dos prejuízos causados pelas recentes crises econômica, política, social e pela Pandemia, à situação educacional das crianças e jovens, especialmente nas famílias negras;
- oferecer apoio em conteúdos e argumentos às pautas antirracistas em processos jurídicos e nos debates eleitorais, em especial neste ano de 2022.
-
-
A plataforma ANANSI - Observatório da Equidade Racial na Educação Básica, constitui-se em dispositivo tecnológico mediador das dimensões das relações humanas, permitindo ao CEERT avançar articulando políticas, projetos e práticas antirracistas e construtoras de equidade racial nos sistemas de ensino.
O ANANSI representa a potencialização construtiva dessas ações. Redimensiona possibilidades de cooperação ampla e de ações interativas, subsidiando o controle social e advocacy neste campo, alcançando o grande público interessado na produção destes conteúdos e processos de equidade. Para isso o ANANSI interconecta-se com Observatórios congêneres, fóruns, redes de pensadores e comunidades, repercutindo tal potencialidade.
-
-
O CEERT se constitui em organização que promove equidade racial e defesa dos direitos da população negra há três décadas, processo que se articula diretamente com a conquista da Lei 10639/2003-11645/2008. Nessa trajetória acumula inúmeras ações relevantes e consolida expertise em projetos atuais de advocacy, gestão de políticas afirmativas, formação de quadros e lideranças, fomento a estudos, pesquisa intervenção, elaboração de subsídios ao planejamento e práticas do sistema de ensino antirracista.
Suas raízes no movimento negro e movimentos sociais mais amplos, nos fóruns antirracistas e na tradição das ações conjuntas entre organizações da sociedade civil, instituições públicas e bilaterais, evidenciam consistente liderança e respeitabilidade na área.
Neste momento histórico o CEERT propõe reorganizar, atualizar e expandir o conhecimento elaborado, as produções em tecnologia educacional, materiais, publicações, insumos informativos, para disponibilizar aos grupos interessados e ao grande público na Plataforma do Projeto ANANSI – OBSERVATÓRIO DA EQUIDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA.