Publicado por Ana D'Arc Martins de Azevedo, Aymê Jilvana Castro Fergueira, Eduardo Silva dos Santos, Elziene Souza Nunes Nascimento, Flora Cristine da Costa Scantlebury, Gabriela da Conceição Pereira Soares Ferreira, Josiane de Carvalho Souza, Laís Rodrigues Campos, Sandra Haydée Petit, Silvandra Cardoso Gonçalves, Waldirene dos Santos Castro em 2022
Antes de começar a pensar sobre o que iríamos escrever para apresentar este Caderno-Cartilha, surgiram em nossas memórias, vivências de longas partilhas com os pares em exercício nas salas de aulas existentes em Escolas de Territórios Quilombolas nessa grandiosa Amazônia brasileira. O que também nos fez lembrar de uma frase de Mãe Stela de Oxóssi, "O que não se registra o vento leva". Neste sentido, enfrentar a injustiça nos sistemas de
Educação no Brasil são desafios constantes, mais ainda quando se observa problemáticas do racismo estrutural e institucional demográfico e geográfico. Um dos principais objetivos deste material e em nome dessa empreitada: Existir e resistir e lutar por uma educação antirracista. Assim, temos a satisfação em entregar nosso Caderno-Cartilha, recheado de relatos e sugestões de experiências exitosas no chão de escolas em Territórios Quilombolas de Moju/PA.