-
-
| SALVAR PARA MAIS TARDE
Assuntos: Educação Escolar Quilombola, EEQ, Educação Antirracista, Educação Inclusiva, Educação Multiétnica
Publicado por Alessandro de Arruda dos Santos Morais, Prof. Dr. Gerson Alves de Oliveira, Professora Dra. Kênia Gonçalves Costa em 2022
Essa coletânea se propõe estabelecer um diálogo pedagógico, uma proposta de construção de uma interface entre o ambiente escolar local e o saber tradicional, algo que seja capaz de romper o que a colonialidade do saber em que prevalece uma relação antagônica e complementar entre universalismo e o particular. Considerar a relação escola e comunidade quilombola, como algo importante na materialização do currículo, implica em reconhecer a viabilidade de um diálogo pedagógico que aproxime escola e o estudante num empreendimento didático e de ensino. Desse modo, nossa reflexão aqui consiste em propor um “lugar” de discussão, fomento e produção de uma linguagem, bem como de práticas didático-pedagógicas capazes de ampliar o espaço de interação das experiências vivenciadas pelos estudantes das comunidades de remanescentes quilombolas. Assim, é necessário evidenciar as experiencias singulares, as formas de ação das comunidades quilombolas, suas histórias e vivencias, compreendê-las e incorporá-las como práticas e questionamentos de uma determinada realidade e ordem política que é reproduzida por professore(a)s nas escolas. Solicite a publicação ao autor pelo e-mail: gersoemail@gmail.com.
GOSTEI!
AVALIE
1730 VISUALIZAÇÕES