-

-

Biblioteca Dinâmica

A RELAÇÃO ENTRE OS ASPECTOS MATERIAIS DAS CULTURAS INFANTIS E A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA INFÂNCIA

2022 | ARTIGO

| SALVAR PARA MAIS TARDE

A RELAÇÃO ENTRE OS ASPECTOS MATERIAIS DAS CULTURAS INFANTIS E A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA INFÂNCIA

.

Assuntos: Educação das Infâncias, Educação Infantil, Educação Antirracista, Educação Infantil Antirracista, Culturas Infantis

Publicado por Fabiana de Oliveira em 2022

A educação infantil é um direito fundamental de toda criança e é nessa linha de pensarmos sobre esse direito que devemos lembrar a comemoração dos trinta anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que se constituiu um importante instrumento para a garantia dos direitos das crianças em nosso país ao menos na existência de tal lei, pois sabemos que ainda há muitas crianças, especificamente, as negras e pobres que ainda continuam invisibilizadas no campo dos direitos. A creche ainda não é um direito reservado a todas as nossas crianças, não é possível exercer esse direito, pois não há vagas para todas. O número de crianças frequentando a creche ainda é baixo, há déficits de vagas, listas de espera. Lembremos que o Plano Nacional de Educação prevê na sua Meta 1: “Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência deste PNE” (BRASIL, 2014).

GOSTEI!

AVALIE

876 VISUALIZAÇÕES