Formação Continuada de Professores: Por uma Educação Matemática Antirracista
2022 | LIVRO
| SALVAR PARA MAIS TARDE
Formação Continuada de Professores: Por uma Educação Matemática Antirracista
.
Assuntos:
Educação Matemática, Formação de Professores, Etnomatemática Antirracista
Publicado por Cristiane Coppe de Oliveira, Rogério Fernando Pires, Viviane de Andrade Vieira Almeida (org.) em 2022
Esta obra configura-se como um diálogo – de resistência e luta – com pesquisadoras/es, professoras/es e estudantes, para a constituição de uma Educação (Matemática) Antirracista. Foi tecida a partir do curso de Formação Continuada “Educação Matemática Antirracista”, promovido pelo NUPEm/UFU, como etapa do Proj. de pesquisa Etnomatemática, Modelagem Matemática e Formação de professores: possibilidades de implementação da Lei 10639/03 no ensino de matemática, financiado pelo CEERT.
Os capítulos presentes nessa obra, compõem-se de reflexões teórico-metodológicas, a partir de aulas ministradas, ao longo do curso de formação por pesquisadoras/es que estudam a temática racial no contexto da educação matemática. Palavras-chaves como Africanidade, Oralidade, Ancestralidade, Transdisciplinaridade, Tradição, Identidade e tantos outros saberes surgem na escrita dos cap., intercalando-se com poesias autorais da graduanda de História da UFU, Slamer e pesquisadora da DIEPAFRO/UFU Lúcia Helena dos Santos Oliveira, tecendo um movimento decolonial.
Esperamos que as reflexões desse livro ganhem novos caminhos para as pesquisas e para práticas docentes decoloniais no campo da Ed. Matemática.