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Educação escolar quilombola: desafios para o ensino de Física e Astronomia

2021 | ARTIGO

| SALVAR PARA MAIS TARDE

Educação escolar quilombola: desafios para o ensino de Física e Astronomia

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Assuntos: Educação escolar quilombola, EEQ, Educação Escolar Quilombola Antirracista, Ensino de astronomia, Ensino de física, Interdisciplinaridade

Publicado por Alan Alves Brito em 2021

A Educação Escolar Quilombola, como projeto político-pedagógico oriundo de lutas organizadas do Movimento Social Negro e de uma das mais cruciais políticas públicas do início do século XXI, é um processo em construção no Brasil que demanda esforços orquestrados de pesquisadores, educadores, gestores, movimentos sociais e da sociedade, em todas as áreas do conhecimento. Em estilo ensaístico, o objetivo do presente trabalho é problematizar os desafios e as potencialidades dos ensinos de Física e de Astronomia na Educação Escolar Quilombola, tensionando o Projeto de Modernidade materializado na Quarta Revolução Industrial por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, em que a Física e a Astronomia jogam papel fundamental. Em diálogo permanente com referenciais teóricos, metodológicos e epistemológicos da educação, apontamos fundamentos, pesquisas e novas tendências para que os ensinos de Física e de Astronomia dialoguem com as experiências quilombolas, fomentando perspectivas interculturais e descolonizadoras da educação em ciências.

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