ETNOMATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES: EM BUSCA DE CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA) ANTIRRACISTA
2023 | ARTIGO
| SALVAR PARA MAIS TARDE
ETNOMATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES: EM BUSCA DE CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA) ANTIRRACISTA
.
Assuntos:
Lei 10639/03, Educação para as relações étnico-raciais, Formação de professores, Etnomatemática
Publicado por Cristiane Coppe de Oliveira, Viviane de Andrade Vieira Almeida em 2023
Este artigo constitui-se a partir de ações de parte de um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (NUPEm) da Universidade Federal de Uberlândia entre 2020 e 2022. Com financiamento do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), o objetivo foi investigar as implicações de um curso de formação de professores/as pautado no Programa da Etnomatemática e na Modelagem Matemática, em diálogo com as possibilidades de implementação da Lei 10639/03. O projeto se desenvolveu ao relacionar formação de professores/as e produção de conhecimentos com a temática racial, a partir do referencial teórico do Programa Etnomatemática de D’Ambrosio. Durante a formação os participantes elaboraram propostas e ao final do projeto culminou em uma publicação coletiva. Constatou-se, por um lado, as lacunas existentes na formação de professores/as de matemática quanto à temática racial e a Etnomatemática, e, por outro lado, que ainda é um desafio elaborar propostas didáticas no ensino de matemática buscando um diálogo transdisciplinar.