um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicas
Assuntos:
Diretrizes Curriculares para a Educação Quilombola
Publicado por Alan Alves-Brito , Kaleb Ribeiro Alho em 2022
O ensaio aborda o desafio de implementar a educação antirracista em áreas periféricas à discussão étnico-racial, como as ciências. Reflete sobre como a educação para as relações étnico-raciais pode problematizar as noções de desenvolvimento e progresso associadas à episteme científica moderna, analisando conflitos político-territoriais envolvendo comunidades tradicionais e empreendimentos estatais. Casos como a instalação de observatórios, usinas hidrelétricas e bases de foguetes no Brasil e nos Estados Unidos são explorados, destacando tensões entre Tradição e Razão Científica. A partir de perspectivas históricas, filosóficas e epistemológicas, o texto justifica a necessidade de integrar as Leis 10.639, 11.645 e as Diretrizes Curriculares para a Educação Quilombola ao ensino de ciências, tanto na educação básica quanto superior, promovendo discussões mais inclusivas e críticas.